IMAGEM

Receita Federal

SPC Brasil


Política Capixaba

» Notícias

Dilma diz que Lei das Cotas salda uma dívida histórica do Brasil com os jovens

Notícias (15/10/12)  

Institutos federais vão ter que reservar metade das vagas para os estudantes de escolas públicas, levando em conta a renda da família e a cor ou raça do estudante

Entra em vigor nesta segunda-feira (15) a Lei de Cotas. A presidente Dilma Rousseff, durante o programa Café com a Presidenta, disse que o objetivo com essa lei é ampliar o acesso às universidades e aos institutos federais para os jovens das escolas públicas, negros e índios, além de contribuir para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens mais pobres.

A presidente explicou que os institutos federais vão ter que reservar metade das vagas, de todos os cursos, para os estudantes de escolas públicas, levando em conta a renda da família e a cor ou raça do estudante. Dilma ressaltou que esses alunos passarão por processos seletivos.

“As universidades vão ter quatro anos para implantá-las de forma integral, mas os processos seletivos para as matrículas do ano que vem, inclusive aqueles que utilizam a nota do Enem, já devem reservar 12,5% das vagas para os alunos cotistas”, disse a presidente.

Bolsa de estudo
Dilma falou também de outras oportunidades para os estudantes brasileiros, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia as mensalidades para os alunos que não conseguem pagar a faculdade e não foram classificados para o ProUni. Hoje o Fies conta com570 mil alunos apoiados.

Fonte: Info Money




ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2015, CDL São Gabriel da Palha - Todos os direitos reservados

SISTEMA CNDL