IMAGEM

Receita Federal

SPC Brasil


Política Capixaba

» Notícias

Burocracia afeta mais de 90% da indústria Brasileira

Notícias (11/09/12)  
O excesso de burocracia prejudica em 92% a competitividade das indústrias brasileiras, além de afetar os custos, desviar recursos das atividades produtivas e atrapalhar os investimentos. Os dados são da Sondagem Especial Burocracia, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgadas nesta segunda-feira (10.09.12).

Segundo o estudo, o impacto das obrigações legais é alto para 52% dos empresários. A pesquisa foi realizada com empresários da indústria de transformação, extrativa e da construção, e no geral os setores relatam encontrar dificuldades para cumprir as obrigações legais.

O levantamento mostra que entre as dificuldades apresentadas pelos entrevistados, 85% estão relacionadas ao número excessivo das obrigações legais, seguido da complexidade dessas obrigações, com 56% das respostas e 41% dos entrevistados citaram as mudanças frequentes.

O aumento dos custos de gerenciamento dos trabalhadores é um dos principais impactos da burocracia nas empresas, citado por 58% dos entrevistados, 57% deles apontaram a elevação no uso de recursos em atividade não ligada diretamente a produção, sendo que 40% assinalaram o atraso na realização dos investimentos.

Certificados e licençasDe acordo com o estudo, os procedimentos burocráticos complicam a obtenção de licenças e alvarás. Para 76% dos entrevistados, é alto o grau de burocracia para a emissão de certificados e licenças ambientais. No quesito legislação trabalhista, 70% disseram que a burocracia é alta e 66% apontaram dificuldades sobre a emissão de certificados e licenças sanitárias.

A participação em processos de licitação é considerada burocrática por 93% dos empresários. Os procedimentos para obtenção de financiamento público são complicados para 96% deles. Dos empresários, 95% reclamaram das obrigações contábeis e 88% dos procedimentos para pagamento dos tributos.A sondagem mostra ainda que a percepção de que os processos burocráticos atrapalham a competitividade dos negócios é maior nas grandes empresas. A maioria, 95% das médias e 94% das grandes indústrias, é afetada pelo excesso de burocracia. Esse número cai para 88% entre as pequenas empresas.

Burocracia é diferente nos setores Os empresários da indústria da construção, 47% deles apostam que a burocracia atrasa a finalização de produtos, obras e serviços. Na indústria de transformação esse percentual cai para 23% e para 25% na indústria extrativa.Entre os empresários da construção, 25% deles acreditam que o governo deve priorizar a redução da burocracia nas licitações públicas. Na indústria da transformação o percentual cai para 12% e para 6% na indústria extrativa. 

Fonte: Info Money



Feliz Natal!
ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2015, CDL São Gabriel da Palha - Todos os direitos reservados

SISTEMA CNDL