IMAGEM

Receita Federal

SPC Brasil


Política Capixaba

» Notícias

Número de Falências decretadas em janeiro é o Menor para o mês desde 2005

Notícias (06/02/12)  
O número de falências decretadas recuou 19,51% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010, passando de 41 para 33 registros, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta segunda-feira (06.01.12).

Do total das falências no mês passado, os decretos das micro e pequenas empresas  caíram de 35 para 29, e das grandes empresas passaram de quatro para apenas um decreto. No entanto, em relação às médias empresas, o número passou de 2 decretos para 3.

Levando em consideração o mês de janeiro, em relação a dezembro, o número de empresas que tiveram a falência decretada passou de 38 para 33, uma queda de 13,16%.

Requerimentos
Quanto ao processo de falências requeridas, o indicador constatou redução de 5,34% no primeiro mês deste ano (124 requerimentos), frente ao mesmo período de 2010 (131 requerimentos).

Nesse quesito, as MPEs foram responsáveis por 70 pedidos em janeiro, as médias empresas por 31 e as grandes empresas por 23 requerimentos.

Considerando a comparação entre dezembro de 2011 com o mês passado, o número de falências requeridas subiu 3,33%, sendo +7,69% para as MPEs e +35,29% para as grandes empresas, porém, houve queda de -18,42% para as médias empresas.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a situação das empresas brasileiras está melhorando gradualmente. Os juros mais baixos, a queda da inflação, a perda de fêlego da inadimplência das empresas e consumidores e os estímulos ao consumo já determinam uma atividade econômica em crescimento.

De acordo com os especialistas, as empresas vendem mais, geram caixa e conseguem pagar suas dívidas. “Isto fica mais evidente quando se analisa os parâmetros decrescentes das falências requeridas e decretadas”, completam.

Por fim, os economistas explicam que a evolução das recuperações judiciais requeridas mostra que existem negócios com dificuldades, principalmente em segmentos e setores que não estão ligados ao consumo, o que acontece com empresas de todos os portes.

Fonte: Info Money




ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2015, CDL São Gabriel da Palha - Todos os direitos reservados

SISTEMA CNDL