IMAGEM

Receita Federal

SPC Brasil


Política Capixaba

» Notícias

Mercado aumenta previsão para PIB de 2014 após avanço acima do esperado no 4º trimestre

Notícias (07/03/14)  
Analistas de mercado financeiro elevaram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) para 2014, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central na última quarta-feira.

Segundo os dados, a economia do país neste ano crescerá 1,70%, taxa 0,3 ponto percentual acima do registrado na semana anterior. A melhora nas projeções acontece após o anúncio do crescimento de 0,7%, acima do esperado pelo mercado, no quarto trimestre de 2013, que resultou num PIB de 2,3% no acumulado do ano passado.

Até a última pesquisa, divulgada no dia 24 de fevereiro, os economistas vinham reduzindo suas previsões para o PIB por três semanas seguidas, sendo a última de 1,79% para 1,67%.

Ainda segundo a pesquisa Focus, o mercado espera uma alta menor este ano para a Selic, referência para os juros praticados no mercado: a projeção é que a taxa encerre o ano em 11,13%, ante a mediana de 11,25% da última sondagem divulgada pelo BC, na semana passada. O Focus indicou ainda que as projeções para a inflação continuam elevadas, com o IPCA devendo encerrar este ano a 6% e 2015 a 5,70%, também sem alterações.

A Selic subiu 0,25 ponto percentual na quarta-feira da semana passada, para 10,75% ao ano, reduzindo o ritmo de aperto monetário. Foi a oitava alta consecutiva da Selic, que começou a ser elevada em abril do ano passado. Nas últimas reuniões, os aumentos na Selic haviam sido de 0,5 ponto percentual cada. Portanto, de acordo com o Focus, os economistas veem nova elevação de 0,25 ponto na Selic em abril, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne novamente.

Fonte: O Globo



ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
© 2015, CDL São Gabriel da Palha - Todos os direitos reservados

SISTEMA CNDL